Foram divulgadas nesta semana as instituições de nível superior consideradas como as melhores do mundo no ranking elaborado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, o QS World University Rankings. Mais de 30 instituições brasileiras aparecem sendo citadas no ranking, com a USP sendo mantida como a mais bem colocada entre as universidades nacionais.
A USP, juntamente com outras universidades brasileiras que aparecem no ranking, conseguiu uma melhoria de posição quando comparada com a edição passada. A USP, melhor instituição nacional segundo o ranking, subiu da 121ª posição para 115º. Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2ª brasileira melhor colocada no ranking, ganhou nove posições na lista. E a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 3ª melhor instituição do ranking, subiu 33 posições.
A Quacquarelli Symonds analisa cerca de 1,5 mil instituições de nível superior ao redor do mundo todo. São levados em consideração seis indicadores:
- reputação acadêmica;
- reputação no mercado de trabalho;
- relação entre número de alunos e professores em dedicação exclusiva;
- volume de trabalhos acadêmicos publicados;
- quantidade de professores estrangeiros;
- quantidade de alunos internacionais.
Cada indicador acaba tendo um determinado peso na nota final que acaba sendo atribuída para a Universidade. O indicador que possui o maior peso é a reputação da universidade, que acaba sendo medida usando uma pesquisa global na qual os estudantes indicam as instituições que são consideradas como referência na área que estudam.
A partir do próximo ano, serão incluídos pelo dois novos indiciadores: International Research Network (Rede Internacional de Pesquisas) e Employment Outcomes (Resultados de Emprego).
Confira as 10 universidades mais bem colocadas no QS World University Rankings:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)