USP aparece em ranking como melhor universidade da América Latina
Quatro universidades públicas aparecem entre as 10 mais.
Por Rodrigo Duarte
A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada como a melhor universidade da América Latina de acordo com o QS Latin America & The Caribbean Ranking, ranking que avalia o desempenho das instituições de ensino de uma forma geral e que é criado por uma consultoria britânica chamada Quacquarelli Symonds (QS).
De acordo com o ranking que foi publicado, a 2ª universidade que aparece na lista é a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile). Anteriormente a universidade estava na primeira colocação, e agora acabou sendo superado pela USP.
Outras três universidades estão aparecendo na lista das 10 melhores instituições de ensino no ranking, sendo todas elas brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Pulista (Unesp).
“Priorizamos sempre a excelência nas nossas ações, principalmente no ensino de graduação e pós-graduação, na pesquisa e inovação e nas atividades de cultura e extensão, com foco na inclusão e no desenvolvimento sustentável. Mas é muito bom ver esse trabalho reconhecido por instituições internacionais. É, de certa forma, um certificado de qualidade, mostra a pujança do ensino superior brasileiro e faz com que a responsabilidade da USP se torne ainda maior”, afirmou em nota Carlos Gilberto Carlotti Junior, Reitor da USP, sobre o resultado.
Resumo:
Como o ranking é feito?
Para conseguir chegar na lista das melhores instituições de ensino superior, a consultoria conta com uma série de critérios que acabam sendo levados em consideração com base nos dados que são divulgados pelas próprias Universidades. Dentre os principais critérios estão:
- Reputação acadêmica;
- Rede internacional de pesquisa;
- Professores com doutorado;
- Publicação por docente;
- Impacto na web.
Melhores 10 universidades
Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) – Chile
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
Instituto Tecnológico de Monterrey – México
Universidade do Chile – Chile
Universidade dos Andes – Colômbia
Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) – México
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
Universidade de Buenos Aires (UBA) – Argentina
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Brasil