Universidade Federal anuncia vestibular para pessoas trans e intersexuais

A Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) anunciou um processo seletivo vestibular destinado exclusivamente para pessoas transgêneras e também para pessoas que possam ser classificadas como intersexuais. De acordo com as informações que foram divulgadas, as inscrições acontecem entre os dias 15 e 24 de julho e poderão ser feitas gratuitamente.

As informações completas podem ser adquiridas através do site da Unilab.

Nesta seleção podem participar somente pessoas transexuais, travestis, pessoas não binárias e intersexuais, conforme definição da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A primeira etapa das inscrições se dá mediante o preenchimento online de um formulário que pode ser encontrado no site acima. Depois desta etapa, os candidatos terão que escrever um memorial e também enviar toda a documentação que está sendo solicitada no edital do concurso, que também pode ser encontrado no site indicado acima.

O Memorial de inscrição deve ser um texto (com no máximo três páginas), redação em que a (o) candidata (o) deve descrever sua trajetória, seu percurso escolar, sua vivência social e suas expectativas na universidade. O texto pode ser digitado ou escrito à mão e deverá ser enviado para o e-mail trans-intersexos@unilab.edu.br, no formato PDF.

Os candidatos terão o seu memorial avaliados. Além disso, os candidatos também terão que passar por uma prova de redação. Os locais onde os candidatos devem se apresentar para esta 2ª etapa serão informados no dia 15 de agosto, e as provas estão marcadas para acontecer no dia 25.

Resumo:

Vagas

Este processo seletivo conta com vagas para o Ceará e para a Bahia. No Ceará serão 69 vagas nos seguintes cursos: Administração Pública, Agronomia, Antropologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, História, Humanidades, Letras (língua inglesa), Letras (língua portuguesa) matemática, pedagogia, química e sociologia.

Já na Bahia as vagas são para os seguintes cursos: Ciências Sociais, História, Humanidades, Letras (língua portuguesa), Pedagogia e Relações Internacionais.

Pela Web

Sair da versão mobile