Universidade de Brasília (UnB) anunciou nesta semana que abrir um processo seletivo para o próximo ano que terá como principal público-alvo pessoas que tenham a partir de 60 anos de idade. A informação foi confirmada no último dia 28 de novembro, em reunião da Câmara de Diretos Humanos (CDH) da universidade.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, o edital com todas as regras para este novo processo seletivo está sendo preparado para que ele aconteça ainda no 1º semestre de 2024. Por enquanto ainda não foram definidas informações como datas, números de vagas e cursos que terão vagas disponíveis.
Mas a forma como essa seleção será feita já foi definida. De acordo com a reitora, os concorrentes terão que fazer apenas uma prova de redação.
Essa não é a única instituição de ensino pública que vai fazer um processo seletivo especifico para as pessoas maiores de idade. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) também conta com um processo seletivo vestibular específico para os idosos.
O último vestibular realizado para os idosos pela UEMA aconteceu em junho e contou com 44 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação. A UEMA ofereceu 66 vagas em 11 cursos de graduação de licenciaturas.