UNB abre inscrições para o PAS 2023

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Programa de Avaliação Seriada 2023 da Universidade de Brasília (UnB). O PAS é composto por três provas, sendo que cada uma delas é aplicada em uma etapa do ensino médio. As vagas são destinadas aos candidatos que estão no 3º ano do Ensino Médio e que fizeram as duas edições anteriores.

Os candidatos que estão nos dois primeiros anos do Ensino Médio e que deverão se inscrever na 1ª ou na 2ª etapa do PAS deverão realizar a sua inscrição até o dia 22 de setembro. Já os candidatos que vão se inscrever na 3ª etapa deverão se inscrever até o dia 18 de setembro.

As taxas de inscrição custam R$ 133,80 para a 1ª etapa, R$ 111,00 para a 2ª etapa e R$ 125,00 para a 3ª etapa.

As inscrições devem ser feitas através do site da Cebraspe.

Como funciona o PAS da UnB?

Os candidatos precisam fazer as provas ao final de cada um dos anos do Ensino Médio. Os exames são compostos por provas objetivas e também uma prova de redação. Cada prova tem um peso diferente e apenas os alunos que realizam a terceira etapa concorrem diretamente às vagas nos cursos superiores.

Os candidatos devem responder questões nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia. Além da prova de Língua Estrangeira que o candidato pode escolher entre Inglês, Espanhol e Francês.

Na 3ª etapa de provas, que é a decisiva para o preenchimento das vagas, os candidatos terão até 5 horas para entregar o caderno. O peso das provas cresce gradativamente de acordo com o avançar da série do candidato, sendo os pesos 1, 2 e 3 aplicados respectivamente à 1ª, 2ª e 3ª etapa.

A divulgação do resultado final está previsto para sair no dia 5 de fevereiro de 2024.

Pela Web