UFSM terá retorno de Vestibular e processo seletivo

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), considerada como uma das principais instituições de ensino superior do interior do estado do Rio Grande do Sul, confirmou que deve retomar a aplicação das suas duas formas de seleção clássicas: Vestibular e Processo Seriado. A decisão foi aprovada no último dia 5 na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição.

A instituição deve ainda manter o uma parcela das suas vagas sendo ofertadas ainda pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que exige que os candidatos tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), junto com as outras duas formas de seleção.

Para quem optar pelo processo seletivo seriado, será preciso fazer três provas ao longo de todo o Ensino Médio, sendo que ao final de cada um dos anos desta etapa de ensino os candidatos fazem uma prova com temas que foram vistos ao final daquele ano específico. Mas somente no 3º ano os candidatos efetivamente concorrem às vagas, somando as três notas obtidas até o momento.

Essa alteração deve começar a valar a partir do segundo semestre deste ano de 2023 já. De acordo com a resolução que foi aprovada, a distribuição do total de vagas será da seguinte forma:

A instituição ainda prevê a implementação destas etapas de uma forma gradual, fazendo uma redistribuição das oportunidades. Até o ano de 2026, a instituição de ensino quer que 70% das vagas estejam sendo oferecidas pelo SiSU e outras 30% pelo vestibular.

Além disso, a instituição também deve manter outras modalidades de seleção, incluindo:

Pela Web

Sair da versão mobile