UFPA abre inscrições para o Vestibular 2023

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2023 da Universidade Federal do Pará (OS UFPA). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos interessados em participar podem se inscrever até o dia 18 de novembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 100.

O Vestibular 2023 da UFPA oferece 7.380 vagas. Do total de oportunidades, 192 são reservadas a pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos poderão escolher entre 192 opções de cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, ministrada em Altamira, a oferta é de 30 vagas.

Os cursos da UFPA são ministrados nestes 12 campi da UFPA: Acará, Abaetetuba, Altamira, Baião, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Curuçá, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Mocajuba, Oeiras do Pará, Salinópolis, Soure, Tomé-Açu e Tucuruí.

As inscrições devem ser feitas através do site da UFPA.

Isenção

Podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição todos os alunos que forem estudantes de rede pública de ensino, sendo que essa isenção será concedida de forma automática. Além disso, quem estudou como bolsista integral na rede privada de ensino também pode solicitar a isenção, desde que envie o documento que comprove a condição.

A lista com todos os beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição será divulgada a partir do dia 29 de novembro.

Processo seletivo

Podem participar deste processo seletivo somente os candidatos que forem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2022. A seleção será feita somente mediante análise das notas obtidas pelos candidatos nesta prova, que estão marcadas para serem aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Quem fez todo o ensino médio em escolas localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins vai ganhar bônus de 10% em cima da nota do Enem. Os interessados devem solicitar o bônus no momento da inscrição.

O resultado deve ser divulgado somente depois da divulgação das notas do Enem 2022.

Pela Web