Foram abertas as inscrições para dois processos seletivos realizados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS): o vestibular convencional para o ano de 2020 e também para o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe). Para ambos os casos, os interessados em participar podem se inscrever até o dia 17 de novembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 120.
As inscrições devem ser feitas diretamente através do site da UFMS.
Resumo:
Isenção
Até o dia 5 de setembro, os estudantes interessados em participar dos processos seletivos da UFMS podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. São duas modalidades diferentes:
- CadÚnico: Pessoas inscritas no CadÚnico do Governo Federal e que tenham renda de meio salário-mínimo por pessoa ou total familiar de 3 salários-mínimos;
- Lei Federal nº 12.799/2013: Renda familiar máxima de 1,5 salário-mínimo por pessoa + ensino médio feito em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular.
Em ambos os casos, a lista preliminar com os beneficiários deve ser divulgada no dia 17 de setembro, com recursos nos dias 18 e 19 e lista final sendo publicada no dia 30 de setembro.
Vagas
Para o ano que vem, a UFMS vai abrir 4,5 mil vagas no vestibular convencional e mais 1.027 oportunidades para os estudantes que tentarem através do Passe. Do total de vagas, 50% é destinada aos estudantes cotistas de escolas públicas (contando com percentual exclusivo para pessoas autodeclaradas negras, pardas e indígenas) e pessoas com deficiência.
Provas
O Vestibular 2020 está agendado para o dia 1º de dezembro e o Passe está marcado para o dia 8 do mesmo mês. Todos os candidatos terão 60 questões objetivas distribuídas pelas áreas de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Somente os participantes do Vestibular e da 3ª etapa da seleção seriada contarão com a redação.