UECE terá curso de direito a partir do próximo vestibular

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) confirmou que vai disponibilizar um no curso superior de Direito a partir do próximo processo seletivo vestibular. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, este curso foi criado e aprovado a partir no mês de dezembro do ano passado, passando pelo Conselho Universitário. O projeto pedagógico do curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/Uece), no último mês de junho.

O curso será vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), e a oferta do primeiro semestre do ano de 2024 terá 40 vagas sendo oferecidas para o novo curso. Deste total, 19 vagas serão destinadas a ampla concorrência e 21 vagas serão destinadas para as cotas racial, social e pessoas com deficiência (PcD).

O começo das aulas está previsto para começar no dia 26 de fevereiro de 2024 e acontecerão no campus Itaperi, no turno da noite. O programa pedagógico, seguindo as orientações para os cursos de direitos de uma forma geral, terá duração de 5 anos. O curso deve ser oferecido apenas uma vez ao ano.

“Essa é mais uma ação de expansão e democratização do acesso à universidade, pública, gratuita e de qualidade em uma área de grande interesse da juventude cearense. Ofertaremos o segundo curso público de Direito de Fortaleza e o quarto do Ceará, ampliando a oferta pública desse curso no estado, com a marca – muito característica da Uece – da inclusão social: assim como em todos os nossos outros cursos, metade das vagas serão destinadas a estudantes com direito a cotas sociais e étnico-raciais.”. Ele salienta, ainda, que “o curso também se alinhará às estratégias de transição econômica do estado do Ceará, gerando novas competências com formação de excelência para áreas prioritárias no desenvolvimento econômico e social cearense. Assim, a Uece não só oferta mais oportunidades de formação aos cearenses, como fortalece sua contribuição para a sociedade em geral”, afirmou o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares.

Pela Web

Sair da versão mobile