São Paulo e Rio de Janeiro caem no ranking mundial de melhores cidades para estudantes
Violência, custo de vida e desemprego acabaram pesando para avaliação negativa.
Por Rodrigo Duarte
São Paulo e Rio de Janeiro acabaram caindo de posição em ranking de melhores cidades para estudantes em 2018. A lista foi publicada pela empresa global de pesquisa QS Quacquarelli Symonds.
De acordo com as informações que foram divulgadas junto com o estudo, questões como a violência, a corrupção, o custo de vida, a poluição e o desemprego acabaram pesando para que as duas capitais brasileiras caíssem na classificação. Estas foram as duas únicas cidades da América Latina que caíram de posição em comparação com o ranking de 2017.
Anteriormente São Paulo aparecia na 69º posição, enquanto que o Rio de Janeiro aparecia na 94º posição. Já neste ano de 2017 as cidades aparecem em 70º e 100º lugares, respectivamente.
O ranking leva em consideração os seguintes fatores na avaliação: desempenho em avaliações, diversidade/inclusão, atratividade, empregabilidade, custo de vida e depoimentos de alunos. São usadas pesquisas como o índice de sustentabilidade do jornal “The Economist”, o índice de poluição da plataforma “Numbeo”, os preços do sanduíche Big Mac e do tablet iPad e dados ponderados pela própria empresa durante o estudo.
Confira as dez melhores cidades do mundo para os estudantes:
- Londres (Reino Unido)
- Tóquio (Japão)
- Melbourne (Austrália)
- Montreal (Canadá)
- Paris (França)
- Munique (Alemanha)
- Berlim (Alemanha)
- Zurique (Suíça)
- Sydney (Austrália)
- Seul (Coreia do Sul)