Saiba o número de inscritos para o Encceja 2017
As provas para certificação de ensino fundamental e médio devem ser realizadas a partir da data de 22 de outubro.
Por Rodrigo Duarte
Foi divulgado pelo MEC – Ministério da Educação, um balanço relacionado a todas as inscrições do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, todas as informações foram oportunizadas em uma coletiva de imprensa que foi realizada na terça-feira dia 29 de agosto. As provas deste processo de seleção serão aplicadas para mais de 1,5 milhões de candidatos inscritos.
Do total de inscrições do Encceja, pelo menos 300 mil foram para certificação de ensino fundamental e 1.272.279 das vagas foram oferecidas para o ensino médio. Este exame deverá ser aplicado a partir da data de 22 de outubro, em pelo menos 564 cidades do Brasil.
Resumo:
Informações sobre o perfil dos participantes
Com relação as informações de perfil dos participantes, podemos citar que predominam dentre os inscritos do Encceja, pessoas que possuem idade equivalente entre 31 e 40 anos de idade, o que totaliza algo como 71.638 dos 301.583 participantes. Mulheres por sua vez, são a maioria, e com relação a etnia, o maior número de candidatos é autodeclarado pardo.
No ensino médio, existe uma predominância feminina, como também uma maior procura de candidatos declarados pardos. O número maior de inscritos fica na faixa de 23 aos 30 anos, o que representa pelo menos 387,697 participantes.
O estado de São Paulo é o que predomina as inscrições para os dois níveis, e se destacam outros estados neste sentido como Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul além do Rio de Janeiro.
O que é o Encceja
O Encceja Nacional 2017 nada mais é do que a volta da certificação de ensino médio pelo exame realizado, já que entre os anos de 2015 e 2016 este certificado era devidamente concedido a partir das notas do Enem.
As provas devem ser aplicadas a partir do dia 22 de outubro, e o MEC criou um material diversificado e específico para os estudos dos ensinos fundamental e médio, este que poderá ser acessado de forma gratuita. Maiores informações sobre o processo acesse o .