Os candidatos que fizeram o 2º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 terão que esperar até fevereiro de 2023 para ter acesso ao resultado final. De acordo com o comunicado feito pelo ministro da educação, Victor Godoy, e pelo presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, a divulgação deve ser feita no dia 13 de fevereiro.
Portanto, todo os processos seletivos feitos de forma independente pelas instituições de ensino que vão levar em consideração o resultado obtido pelos candidatos no Enem deste ano também terão que aguardar até fevereiro do ano que vem para o resultado final.
Os estudantes que fizeram as provas como treineiros, ou seja, aqueles que ainda não terminaram ou vão terminar o Ensino Médio ao longo deste ano de 2022, terão sua nota divulgada apenas em abril do próximo ano. Na mesma data, todos os candidatos também poderão ter acesso a vista pedagógica da redação.
As provas do Enem para as pessoas que tiveram algum problema na sua aplicação original e que terão o direito, de acordo com as regras, a refazer a prova terão que se apresentar nos dias 10 e 11 de janeiro. Na mesma data também acontecerá a aplicação das provas para os Privados de Liberdade (PPL).
O segundo dia de provas do Enem contou com a participação de 68,1% do total de estudantes que estava habilitado a fazer a prova na edição impressa. Já na versão da prova digital o índice de participantes ficou em 44,9%.
Além disso, de acordo com os dados que foram divulgados pelos organizadores do Exame, foram eliminados das provas por condutas inadequadas durante a prova 5.126 participantes. Dentre os motivos estão: portar equipamentos eletrônicos, ausentar antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender às orientações dos fiscais ou não cumprir normas previstas no edital. Já 193 participantes foram afetados por problemas de logística, como emergências médias, interrupção de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.