O Inep realizou, nos últimos dias 12 e 13 de dezembro, a reaplicação das provas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. No mesmo dia também aconteceram as provas destinadas as pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Os estudantes tiveram que elaborar uma redação com o tema: “Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil”.
A prova começou a ser realizada às 13h30min e seguindo até às 19h em ambos os dias, apenas com pequenas variações dependendo da localidade. No primeiro dia os candidatos responderam as questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da produção da redação. Já no segundo dia de provas os candidatos responderam as questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Os candidatos que tiveram direito a reaplicação das provas foram os que comprovaram as seguintes situações:
Doenças infectocontagiosas, tais como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19
Problemas logísticos causadas por: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Locais de prova definidos a mais de 30 quilômetros da residência dos candidatos: participantes que tiveram seus locais de prova constados no cartão nessa situação, têm direito a solicitar a reaplicação do exame.
Já as provas do PPL foram aplicadas nas unidades prisionais e socioeducativas, tendo o mesmo formato.