Foram divulgadas as melhores universidades do mundo para o ano de 2020 segundo o QS World University Rankings. De acordo com as informações que constam na lista, os três primeiros colocados seguem os mesmos da lista passada: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stanford University e Harvard University.
Em quarto lugar, e a melhor instituição no Reino Unido, aparece a Oxford University. Em quinto lugar, outra americana: a California Institute of Technology (Caltech).
De acordo com os organizadores da lista, mesmo com a manutenção das melhores universidades do mundo nos Estados Unidos e com o destaque para as instituições no Reino Unidos, em ambos os países as notas acabaram baixando em comparação aos anos anteriores. Os motivos seriam políticos, no caso dos EUA, com o endurecimento das regras de imigração e no Reino Unido em virtude do Brexit.
Foram afetadas especialmente as notas sobre a proporção de alunos internacionais. A metodologia do ranking leva em conta esse fator, assim como a presença de professores estrangeiros, a reputação acadêmica da universidade, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e professores e citações por docentes.
No Brasil, as instituições que aparecem nas melhores posições são:
- Universidade de São Paulo (USP) – 116ª colocação
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 214ª colocação
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 358ª colocação
Confira as 10 primeiras colocações no mundo inteiro:
1º – Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos)
2º – Stanford University (Estados Unidos)
3º – Harvard University (Estados Unidos)
4º – University of Oxford (Reino Unido)
5º – California Institute of Technology (Estados Unidos)
6º – ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology (Suiça)
7º – University of Cambridge (Reino Unido)
8º – UCL (Reuni Unido)
9º – Imperial College London (Reuni Unido)
10º – University of Chicago (Estados Unidos)