Questionário do Enade deve ser respondido até próximo dia 26 de novembro
Provas estão previstas para serem aplicadas no dia 27.
Por Rodrigo Duarte
Os estudantes que estão inscritos para a edição de 2023 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) devem ficar atentos, pois o prazo para responder ao questionário obrigatório termina no próximo dia 26 de novembro, no sábado. As provas estão programadas para serem aplicadas no próximo domingo, dia 27.
De acordo com as informações que já foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o último domingo (20), 405.201 participantes responderam ao questionário. Foram 67,75% dos estudantes a encaminharem as respostas.
Estão sendo aguardados 598.116 estudantes para fazer a prova que tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino superior que é oferecido em todo o território nacional. Vale ressaltar que os candidatos convocados são obrigados a fazer a prova, uma vez que essa é uma exigência para que eles possam obter o seu diploma e certificado de conclusão do curso.
As provas estão previstas para acontecer no país inteiro a partir das 13h30, sendo que os portões dos locais nos quais os candidatos devem comparecer para fazer os exames fecham às 13h. A previsão é de que as provas tenham duração máxima de 4 horas. Os candidatos terão que responder 40 questões, sendo todas elas diretamente relacionadas ao curso no qual o candidato está se formando.
Neste ano, os cursos que estão sendo avaliados são:
Cursos superiores de graduação:
- Administração
- Administração Pública
- Ciências Contábeis
- Ciências Econômicas
- Direito
- Jornalismo
- Psicologia
- Publicidade e Propaganda
- Relações Internacionais
- Secretariado Executivo
- Serviço Social
- Teologia
- Turismo
Cursos superiores tecnológicos:
- Comércio Exterior
- Design de Interiores
- Design Gráfico
- Design de Moda
- Gastronomia
- Gestão Comercial
- Gestão da Qualidade
- Gestão Pública
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Logística
- Marketing
- Processos Gerenciais.