Uma das maiores provas de sucesso do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo menos para o Governo Federal do Brasil, é a quantidade de inscritos a cada ano, que só faz aumentar.
Pois nesse ano, as inscrições para o ENEM 2014 ficaram próximas da casa dos 10 milhões, um verdadeiro recorde na trajetória desse polêmico exame, que foi criado em 1998 e que passou por muitas mudanças ao longo dos últimos anos.
Resumo:
Muitas oportunidades…
Com pouco mais de 9,5 milhões de inscritos para a prova desse ano, o ENEM 2014 já é um verdadeiro sucesso de público, pelo menos. E isso anima muito os seus defensores, que mostram que os números são prova de sucesso.
A justificativa para uma procura tão intensa pelas inscrições do ENEM 2014 reside no fato de que, segundo alguns especialistas em educação, o jovem brasileiro está observando que há cada vez mais oportunidades à sua disposição.
No entanto, esses jovens já perceberam que o acesso à essas oportunidades só será possível por meio da inscrição e da participação no ENEM 2014, o que justifica tantas inscrições.
Provas do ENEM 2014
Marcadas para os dias 8 a 9 de novembro, as provas para o ENEM 2014 estão divididas da seguinte forma:
- Dia 8, sábado: provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13 horas às 17h30;
- Dia 9, domingo: provas de linguagens e códigos, matemática e redação, das 13 horas às 18h30.
Essas provas já foram alvos de muitas polêmicas nos últimos anos, já que o ENEM tem recebido muitas fraudes e tentativas de esvaziamento do programa, o que normalmente gera insatisfação por parte dos estudantes, e acaba por criar a necessidade de melhorias nos mecanismos de segurança aplicados pelo Governo Federal.
A importância do ENEM 2014
A grande procura pelo ENEM 2014 se justifica por ele servir para que os estudantes consigam participar do SISU e do ProUni, por exemplo, que são dois programas que facilitam o acesso às universidades, tanto públicas quanto privadas.
Com isso, a importância do ENEM cresceu muito nos últimos anos, culminando em uma crescente procura pelas inscrições para as provas, como ocorreu nesse ano em todo o Brasil.
Atualmente, o ENEM é aceito em praticamente todas as instituições de ensino superior do Brasil, e até mesmo universidades de fora do país já anunciam a aceitação das notas do ENEM como forma de pleitear uma vaga.
Recentemente, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Beira Interior anunciaram que o ENEM brasileiro poderá ser usado por estudantes brasileiros interessados em ingressar nessas instituições de Portugal.