Foi publicado nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, o resultado do processo seletivo Vestibular via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Prosel 2024. De acordo com as orientações que constam no edital e no cronograma oficial, os candidatos aprovados deverão fazer sua pré-matrícula entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro.
O resultado pode ser conferido aqui.
Para fazer a matrícula, os candidatos poderão conferir as orientações completas disponíveis neste edital, inclusive com as datas e também com a lista completa dos documentos que devem ser enviados durante esta primeira fase da confirmação da vaga.
Além desta pré-matrícula, os estudantes ainda devem passar por uma etapa presencial, que está prevista para acontecer entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Já os cotistas precisam fazer o registro presencial nos dias 5 e 6 do mesmo mês.
Resumo:
Como foi o Prosel 2024?
Os candidatos que concorreram a essas vagas disponibilizadas pela UEPA concorreram apenas com a nota obtida pelos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023. O resultado foi divulgado em virtude da confirmação das notas da prova, que foi feita na semana passada.
Foram oferecidas mais de 3,5 mil vagas, sendo 1.438 para a capital Belém e 2.148 para cidades do interior do Pará. O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) disponibilizou 1.756 vagas nos seus cursos de Licenciatura e Bacharelado, seguido pelo Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), com 990 vaga e, por fim, os cursos da saúde, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), somam 840 vagas.
As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
30% das vagas são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em instituições públicas de ensino
20% das vagas são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio emcursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em instituições públicas de ensino e se autodeclararem negros ou indígenas
50% das vagas são para os candidatos que cursaram pelo menos uma série do ensino médio ou equivalente em escolas particulares