Publicado edital final do Enem 2023

Foi publicado nesta semana o edital final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O objetivo do documento é estabelecer todas as regras das provas, incluindo todas as informações relacionadas as aplicações das provas, o conteúdo que será cobrado e também a cronograma completo.

O documento pode ser encontrado aqui.

Não existem novidades significativas em relação as provas que foram aplicadas anteriormente e também as informações relativas as datas que já tinham sido publicadas anteriormente. As provas foram confirmadas para serem aplicadas ao longo do mês de novembro.

As inscrições para as provas poderão ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho. Os candidatos já tiveram a oportunidade de solicitar a isenção do pagamento da taxa, sendo que o resultado preliminar já foi liberado e agora os candidatos que não conseguiram a resposta afirmativa podem entrar com um recurso.

Para quem não conseguir o benefício, a taxa de inscrição será de R$ 85, que poderá ser paga até o dia 21 de junho em bancos, lotéricas e via Pix.

As inscrições seguem sendo feitas através da Página do Participante do Enem. Os candidatos que ainda não possuem uma conta criada no portal gov.br devem fazer isso, já que essas credenciais acabam sendo exigidas no momento do cadastro.

Para se inscrever na prova, os candidatos estudantes terão que informar uma série de dados, incluindo nome completo, número do CPF, data de nascimento, escolaridade, dados dos pais e formas de contato.

O Enem também seguirá sendo utilizado como principal forma de avaliar os resultados obtidos pelos candidatos para que ele possa concorrer e participar de alguns dos principais programas de nível superior do governo federal, incluindo:

Pela Web

Sair da versão mobile