Os estudantes interessados em participar do processo seletivo Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) já podem conferir o edital completo deste processo seletivo. De acordo com as informações que foram divulgadas, junto com o cronograma, a prova está prevista para ser aplicada no dia 17 de novembro.

Publicado edital do Vestibular 2025 da Unimontes (MG)

O edital completo pode ser encontrado aqui.

De acordo com as informações que foram divulgadas no cronograma deste processo seletivo, junto com edital completo, os candidatos poderão fazer a sua inscrição a partir do dia 16 de setembro, com prazo máximo de inscrição no dia 14 de outubro. A taxa de inscrição que será cobrada é de R$ 15.

Entre os dias 12 e 23 de agosto os candidatos poderão se inscrever para o sistema de reserva de vagas, requisito para os candidatos que estão interessados em concorrer as vagas utilizando as lei de cotas.

As provas estão previstas para acontecer no dia 17 de novembro. A seleção acontecerá em etapa única, mas será dividida em dois grupos. Cada um deles faz prova em um período do dia (manhã ou tarde).

Publicado edital do Vestibular 2025 da Unimontes (MG)

Ambos os grupos deverão responder questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Filosofia e Sociologia, além de fazer uma prova de redação. Os grupos ainda responderão questões específicas, de acordo com a área: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

A divisão das vagas e dos grupos será da seguinte forma:

Grupo 1 – provas de manhã

  • No grupo 1 serão preenchidas 1.115 vagas em 41 cursos, todos eles com entrada prevista para o primeiro semestre de 2025.

Grupo 2 – provas à tarde

  • No grupo 2 haverá o preenchimento de 1.172 vagas em 43 cursos, com a maioria com o início das aulas previsto para o segundo semestre de 2025.

A Unimontes mantém o sistema de reserva de vagas (50% do total). Além de contemplar egressos de escolas públicas, indígenas e negros (de baixa renda) e de portadores de deficiência, a Universidade destinará um percentual de vagas para integrantes de comunidades quilombolas (de baixa renda).