Publicado edital do Vestibular 2024 do IFPI

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) publicou nesta semana o edital contendo todas as informações do seu processo seletivo Vestibular 2024. De acordo com as informações que constam neste documento, os candidatos poderão começar a se inscrever a partir do próximo dia 18 de setembro. A seleção vai oferecer um total de 2.465 vagas.

O edital completo pode ser acessado aqui.

Inscrições

As inscrições acontecem entre os dias 18 de setembro e 22 de outubro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 40. Já a isenção poderá ser pedida entre os dias 18 de setembro e 8 de outubro. O benefício será oferecido aos candidatos estejam inseridos em uma família que esteja inscrita no Cadastro Único e que tenha uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Vagas

Estão sendo abertas através deste processo seletivo 2.465 vagas para 63 cursos. Há opções de formação em 3 graus diferentes, bacharelado, licenciatura e tecnológico. Há reserva de vagas de 5% para candidatos com deficiência e de 50% para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Os candidatos poderão conferir no edital a quantidade definitiva de vagas que estão sendo liberadas para cada um dos cursos, junto com as quantidades destinadas as cotas previstas no edital.

Provas

A partir do dia 20/11 os candidatos poderão ter acesso ao cartão de confirmação com as informações relacionadas aos locais das provas. A aplicação dos exames está prevista para acontecer no dia 26/11. A prova de múltipla escolha terá 70 questões e os candidatos devem optar entre a prova de Inglês e de Espanhol no ato da inscrição. Este ano, serão cobradas questões sobre a História, a Literatura e a Geografia Regional do Piauí.

Além disso, os candidatos também terão que fazer uma prova de redação, cuja nota mínima que deve ser alcançada é de 7 para que os candidatos sigam na competição.

O gabarito definitivo deve ser publicado a partir do dia 01/12 e o resultado final deste ser publicado no dia 29/12.

Pela Web