Publicado edital com regras para quem deseja trabalhar no Enem 2023
Inscrições deverão ser feitas entre os dias 3 e 24 de julho.
Por Rodrigo Duarte
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nessa segunda-feira, dia 26 de junho, o edital completo para os interessados em trabalhar na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O documento especifica todas as regras e define quem pode participar da aplicação das provas.
As inscrições para os certificadores, que é o nome oficial de quem trabalha na aplicação das provas, acontecerá entre os dias 3 e 24 de julho, diretamente através do Sistema da Rede Nacional de Certificadores (RNC).
Os critérios que são utilizados para definir quem pode trabalhar nas provas são os seguintes:
- Servidores públicos do Poder Executivo federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2023.
- Candidatos devem ter ensino médio como formação mínima e não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou quaisquer parentes de até terceiro grau inscritos no exame.
O edital completo pode ser conferido aqui.
Resumo:
Como é o trabalho como certificador do Enem?
Os certificadores são responsáveis por certificar, in loco, a realização dos procedimentos corretos de aplicação do Enem 2023, cujas provas serão nos dias 5 e 12 de novembro.
A atuação dos certificadores será realizada a partir de demandas geradas pelo Inep na Página de Acompanhamento dos Certificadores. O certificador pode ser demandado para um ou dois dias de atuação, na aplicação presencial ou online do exame. Os convocados serão responsáveis por registrar as informações da aplicação em sistema eletrônico e comunicar ao Instituto possíveis ocorrências identificadas.