A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) abriu nesta semana o prazo para pedido da solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo Vestibular 2024/2. O prazo termina no dia 28 de abril.
Os pedidos devem ser feitos através deste site.
O benefício será concedido para os candidatos que comprovarem que possuem renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.893.
No mesmo período, e através do mesmo site, podem ser solicitadas também as inscrições para o sistema de cotas e ações afirmativas do Vestibular, que deve ser feita de forma antecipada. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, neste caso as inscrições devem ser feitas por candidatos oriundos de escola pública, negros, indígenas ou quilombolas e pessoas com deficiência.
Também contam com vantagens no processo seletivo filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.
A lista de candidatos que serão beneficiados pela isenção do pagamento da taxa de inscrição e que poderão concorrer através do sistema de cotas deverá ser publicada no dia 14 de maio. Depois de um período para envio de recursos, a lista final deve sair no dia 20 de maio.
Todos os candidatos que forem beneficiados deverão se inscrever na seleção até o dia 26 de maio.
As provas do Vestibular da Cederj referente as vagas do 2º semestre de 2024 estão marcadas para acontecer no dia 30 de junho. As provas acontecerão nas cidades onde as oportunidades são oferecidas.
Os candidatos terão que responder questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História. Além disso, os candidatos também terão que fazer uma prova de redação.
O resultado final está previsto para ser liberado no dia 20 de julho.