Participantes que se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio 2020 e que tiverem com problemas relacionados a infecção pelo novo coronavírus poderão solicitar a reaplixação da prova. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, a doença Covid-19, causada pelo vírus, acabou sendo incluída na lista de doenças que permitem com que os estudantes peçam para fazer a prova em outro dia.
Quem estiver contaminado com o vírus ou com outras doenças infectocontagiosas deve acessar a Página do Participante até um dia antes da aplicação da prova para informar e comprovar as condições de saúde.
Essa reaplicação da prova é um direito que todos os participantes do Enem já possuem, em alguns casos. Alguns deles estão relacionados a doenças contagiosas que o participante possa ter pego e que torne impossível que ele se apresente na data original dos exames.
A lista de doenças acabou sendo atualizada para o ano de 2020 apenas com a inclusão da Covid-19. Com isso, as doenças que agora podem ser motivo para o participante pedir a reaplicação das provas são as seguintes:
- Coqueluche
- Difteria
- Doença Invasiva por Haemophilus Influenza
- Doença Meningocócica e outras meningites
- Varíola
- Influenza humana A e B
- Poliomielite por poliovírus selvagem
- Sarampo
- Rubéola
- Varicela
- Covid-19
Até o momento, não existe nenhuma sinalização de parte do governo federal de mudança na data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano de 2020. As provas seguem marcadas para os dias 11 e 18 de outubro, na sua edição digital, e 1º e 8 de novembro, para a edição impressa tradicional.
As datas de reaplicação das provas do Enem de 2020 ainda não foram divulgadas.