O que é Força Centrífuga?
Por Victor Palandi
O que é força centrífuga? Você deve estar imaginando que lá vem mais um texto difícil relacionado a física, força, tração, impulso e outras coisas relacionadas a essa parte da ciência.
Mas, se você é uma dona de casa ou uma pessoa que tem contato com alguns eletrodomésticos, provavelmente, saberá do que estou falando. Ou, pelo menos, conhece a palavra centrífuga.
Isso porque toda dona de casa ou pessoas que tenham contato com máquinas de lavar sabem o significado da centrifugação ou que pelo menos sabem da existência desse processo na máquina de lavar.
Nas máquinas de lavar existem, essencialmente, quatro processos de lavagem.
Primeiro, a máquina se enche de água, logo depois a máquina de lavar inicia o processo da lavagem das roupas.
Ela solta a água e inicia o processo do enxágue e em seguida, há o processo de centrifugação.
Resumo:
Entenda sobre força centrífuga
Basicamente, a força centrífuga é uma força de inércia. Ela se manifesta em corpos/objetos que estão em movimento de rotação, onde os corpos se afastam do eixo central dessa rotação.
Para simplificar, você pode observar essa força na máquina de lavar. E foi por esse motivo que começamos esse texto falando de um item presente na casas de milhares e milhares de brasileiros.
Quando acontece o processo de centrifugação na sua máquina de lavar, você provavelmente deve ter percebido que o cilindro, a parte interna e redonda da máquina, começa a rodar muito rapidamente.
Quando isso acontece, as roupas são jogadas para as laterais desse cilindro.
Após a finalização da centrifugação, tiramos as roupas praticamente secas da máquina, e é exatamente por isso que esse é um acessório tão presente nas casas dos brasileiros.
E é exatamente essa rotação que acontece dentro da máquina de lavar que deixam suas roupas quase secas. Isso acontece graças aos furos que envolvem o cilindro.
São esses furos que fazem o milagre da secagem.
Ao se movimentar em alta velocidade, a força ali presente faz com que a água saia justamente por esses furos presentes no cilindro. Isso acontece graças ao contato da roupa com o cilindro que, quando começa a girar, joga as roupas para as laterais do cilindro e cria a força de contato (ou força centrípeta).
Agora, além das máquinas de lavar, se você é fã das séries policiais (que são abundantes), com certeza já deve ter visto algum dos personagens usando uma máquina para processar (separar) algumas misturas. Pois é, essa máquina de mistura também é conhecida por fazer a centrifugação.
Quem disse que séries policiais não é cultura.
Outros momentos do cotidiano em que podemos observar a força centrífuga em ação é na astronomia, por exemplo. Ela pode ser observada nos lançamento dos foguetes e nos movimentos celestes.
Podemos observar também essa força agindo na meteorologia, nos movimentos de massas de ar em sentidos diferentes e localizações diferentes. Como por exemplo, uma mesma massa de ar girando em dois hemisférios opostos.
Agora, você já sabe o que é uma força centrífuga e como ela atua. E pode vê-la em ação sempre que sentir vontade.
Apesar de difícil, muitos processos da física estão presentes no nosso cotidiano, é preciso apenas identificá-los.