O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta semana o edital referente ao processo seletivo para o preenchimento das vagas remanescentes no programa de financiamento estudantil do ensino superior, o Fies. A seleção visa preencher as oportunidades de contratos que não foram assinados na seleção principal neste ano de 2024.
De acordo com as informações que constam no documento, esta etapa é destinada aos estudantes que já estão devidamente matriculados no ensino superior privado, mas que desejam obter um contrato para financiar o resto dos seus estudos.
As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 27 de junho, com o sistema ficando aberto até o dia 01/07. Já o resultado final está previsto para ser publicado no dia 04/07. Todas essas etapas de seleção acontecerão pela internet. Depois disso, os candidatos selecionados deverão comprovar as informações enviadas entre os dias 05 e 08/07.
Aqueles candidatos que não forem chamados nesta primeira lista poderão aguardar uma 2ª chamada, que está prevista para ser liberada no dia 15/07.
Resumo:
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever no Fies 2024 os estudantes que estiverem devidamente inseridos em uma das seguintes situações:
Estar matriculado no primeiro semestre de 2024 no curso/turno/local de oferta para qual optar se inscrever, devendo obrigatoriamente estar em situação de “cursando” no momento da inscrição ou que tenha cursado o semestre com aproveitamento em pelo menos de 75% das disciplinas caso o semestre já tenha se encerrado.
Ter renda mensal familiar por pessoa de até três salários mínimos;
Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido uma média geral das cinco provas de, no mínimo, 450 pontos e acima de zero na edição, bem como, não ter participado como treineiro.