Os estudantes que possuem contratos ativos referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ganharam mais prazo para fazer alteração de curso, de faculdade ou realizar a renovação semestral do contrato.
De acordo com as informações que foram divulgadas, agora os estudantes poderão realizar os procedimentos até o dia 16 de novembro.
Para fazer qualquer tipo de alteração e também para fazer a renovação do contrato, os estudantes devem acessar o site do MEC (www.mec.gov.br) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) (www.fnde.gov.br) para fazer as solicitações.
Resumo:
Parcelamento
Uma outra novidade confirmada esta semana, mas desta vez para os estudantes que possuem algum tipo dependência com o FIES, esta diretamente relacionada a possibilidade de fazer uma renegociação e um parcelamento da dívida. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 1º de novembro.
O anúncio já havia sido feito no dia 31 de outubro, pelo então ministro da educação Rossieli Soares. A medida poderá beneficiar até 500 mil estudantes que até então estão inadimplentes com o pagamento das mensalidades.
Para aderir ao programa, os estudantes deverão fazer o pagamento de uma entrada, que deverá ser quitada em dinheiro e que vai depender da divida do aluno, que devera ficar em trono dos 10% da dívida ou um valor mínimo de R$ 1 mil. Depois disso, o restante da divida poderá ser parcelada, com parcelas de, no mínimo, R$ 200.