O Ministério da Educação confirmou que vai retomar o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. De acordo com o levantamento realizado junto a pasta, o programa estava suspenso desde o mês de maio de 2015. Nesta modalidade de bolsa, os alunos conseguem fazer boa parte do seu curso no exterior, e depois retorna para o Brasil para terminar de cumprir os seus créditos e defender a tese.
A seleção que será organizada pelo MEC deverá conceder um total de 2.185 bolsas, sendo que elas serão distribuídas em todas as áreas do conhecimento. A bolsa oferecida dá direito ao aluno custear o pagamento da mensalidade da instituição, além de receber seguro-saúde, auxílios-deslocamento e pagamento de despesas de instalação no exterior.
O processo de seleção deverá acontecer dentro das universidades , com seleções internas que deverão ser encerradas até o dia 30 de setembro. Todos aqueles que forem aprovados nas instituições deverão se inscrever na Cape até o dia 31 de outubro deste ano. As demais fases podem ser conferidas no cronograma abaixo.
As bolsas poderão ter duração variada, entre 4 e 12 meses. Os alunos devem ter obrigatoriamente notas de 3 a 7 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Resumo:
Cronograma
- Seleção interna pela instituição – até 30/09/16
- Inscrição na Capes pelos candidatos – até 31/10/16
- Homologação pela instituição no sistema da Capes – de 1º/11/16 a 30/11/16
- Complementação de documentos – até 30/01/2017
- Início dos estudos no exterior – de março a outubro de 2017