MEC adia publicação do edital completo do Fies 2024
Ministro da Educação, Camilo Santana, informou mudança na data nesta terça-feira.
Por Rodrigo Duarte
Os candidatos que estão de olho no programa de financiamento do ensino superior, o Fies, deverão aguardar mais uns dias para ter acesso ao edital completo do programa. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16), na ocasião que ele fez um balanço do Enem 2023.
De acordo com a fala do ministro, o motivo é um pouco mais profundo do que apenas uma mudança de data. O MEC está fazendo algumas mudanças na forma como o financiamento público está funcionando no Brasil. Inclusive a proposta está sendo chamada de Novo Fies, o que indica que as mudanças realmente poderão ser um pouco mais profundas.
A previsão é de que as inscrições sejam abertas em março. “Não vamos divulgar o calendário agora, pois estamos em um processo de mudança do Fies”, afirma Camilo Santana.
O ministro não entrou em detalhes sobre o que pode mudar no Fies, mas o cronograma interno indica que o projeto final deve acabar sendo aprovado até o final deste mês. Mas, de uma forma geral, as alterações que estão sendo feitas acabam tendo como principal objetivo proporcionar que os jovens do Fies possam ter seus cursos na totalidade, não de forma parcial. Além disso, o programa também deve atualizar a forma do pagamento da dívida.