Mais quatro instituições portuguesas passam a aceitar o ENEM como forma de ingresso
Com isso, já são 41 instituições que aceitam a nota da prova brasileira.
Por Rodrigo Duarte
Foram anunciadas mais quatro instituições de ensino portuguesas que passam a aceitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) brasileiro para ingresso. O comunicado foi feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na ultima sexta-feira, dia 16.
As novas instituições são:
– Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE);
– Universidade Autônoma de Lisboa (UAL);
– Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso);
– Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa;
Além disso, duas instituições que já aceitavam a nota da prova brasileira, Universidade de Coimbra e Universidade de Algarve, renovaram o compromisso com o exame nesta semana. Com isso, atualmente os estudantes contam com 41 opções diferentes de instituições de ensino portuguesas que podem ser acessadas através da nota do Enem.
Resumo:
Sobre o Enem Portugal
O programa foi criado em 2014 para fazer acordos interinstitucionais entre o Inep e as instituições de ensino superior de Portugal. A parceria foi possível após uma alteração na legislação portuguesa, que permitiu que as universidades criassem processos seletivos para estrangeiros. Com isso, várias instituições firmaram o acordo para aproveitar os resultados do Enem para o ingresso de brasileiros em suas graduações.
Mesmo aceitando a nota do ENEM, vale lembrar que essa é apenas uma forma de substituir o vestibular tradicional que acontece por lá, não dando direito a qualquer tipo de bolsa de estudos. Algumas instituições oferecem formas de facilitar o pagamento das mensalidades ou até mesmo bolsas, mas isso não faz parte do acordo com o MEC e deve ser tratado caso a caso.