O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciou nesta semana a reabertura no último dia 19 de setembro das inscrições no processo seletivo Vestibular 2023 com o objetivo de incluir os candidatos que tenham qualquer tipo de deficiência. De acordo com as informações que constam no edital, os candidatos devem se inscrever até o dia 27 de setembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 195.
As inscrições devem ser feitas através do site do ITA
Para confirmar essa inscrição os candidatos devem ser brasileiros natos e não podem ter completado 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2022. Além disso, também é necessário que o estudante já tenha terminado o ensino médio ou esteja em curso, mas com a previsão de término ainda neste ano de 2022.
Resumo:
Isenção
Até o dia 27 de setembro os candidatos também podem entrar com pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para solicitar, os candidatos devem se enquadrar em pelo uma das seguintes situações:
- Pertencer à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
A solicitação deve ser feita pelo mesmo site do processo seletivo vestibular, e o resultado está previsto para ser liberado no dia 28 de setembro.
Provas
A primeira fase das provas está prevista para acontecer no dia 16 de outubro. Os candidatos terão que responder 70 questões objetivas das disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.
Já a 2ª fase está prevista para acontecer nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, serão 10 questões dissertativas de Matemática e 10 questões de Química. No segundo, será a vez de 10 questões de Física e a Redação.
Além disso, os candidatos também precisam passar e ser aprovados na Inspeção de Saúde.