Inep publica a nota de corte do Revalida 2022/2
Segunda etapa da prova deve ser aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro.
Por Rodrigo Duarte
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana a nota que será considerada como de corte para a edição 2022/2 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida).
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo instituto responsável pelo exame, para que os profissionais sejam aprovados na prova de habilidades clínicas vão precisar atingir uma nota mínima de 66.025 pontos, de um total de 100 pontos possíveis.
Para essa edição, os candidatos já estão participando do exame, passando pela primeira etapa. Agora, na 2ª fase, os candidatos deverão se apresentar para fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.
Resumo:
Saiba mais sobre o Revalida
O Revalida é um sistema de revalidação dos diplomas de profissionais que se formam no curso de medicina em alguma instituição de ensino no exterior e que desejam exercer a profissão de médicos em território nacional. O exame pode ser feito tanto por pessoas estrangeiras, ou seja, aquelas que não nasceram no Brasil, quanto pelos brasileiros que decidiram fazer a sua faculdade em outro país.
Para participar do Revalida, os candidatos devem atender os seguintes requisitos:
- ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil;
- enviar imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema de inscrição;
- ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;
ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil, por intermédio do Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.
Assim como têm acontecido nas últimas edições do exame, o Revalida é dividido em duas etapas eliminatórias aplicadas em momentos distintos. A primeira etapa é composta por provas escritas, já a segunda etapa é destinada a medidas as habilidades clínicas dos médicos.