Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 já podem conferir o espelho das suas redações, que é a correção completa feita para compor a nota final. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Inep, os candidatos poderão acessar as informações através da Página do Participante do Enem.
Vale ressaltar que o espelho tem mais caráter pedagógico, uma vez que este documento não pode ser contestado. Ou seja, de acordo com as regras estabelecidas pelo Enem, os candidatos não podem entrar com recursos contra a prova de redação específica, nem contra a nota final e nem contra os critérios que são utilizados pelos corretores.
O sistema de correção de redações do Enem funciona a partir da correção da prova por dois corretores diferentes. Cada um deles acaba tendo a atribuição de definir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada umas cinco competências que precisam ser analisadas na prova, incluindo:
- Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
- Compreensão da proposta de redação;
- Seleção e organização das informações;
- Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
- Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
Quando existe uma grande diferença entre as notas estipuladas pelos dois primeiros corretores, a avaliação pode ser submetida a um terceiro avaliador. E caso persistam as discrepâncias, a redação é encaminhada para uma banca de especialistas. Mas tudo isso acontece antes mesmo do estudante ter acesso a sua nota final.
Na aplicação do Enem 2022, o tema da redação foi “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”. Já para a aplicação do Enem PPL o tema da redação foi “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”.