O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta semana o edital completo com as regras para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 para as pessoas privadas de liberdade ou que estejam sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. De acordo com o cronograma, as prova serão aplicadas nos dias 10 e 12 de dezembro.

Inep libera edital do Enem para privados de liberdade 2024

O edital completo pode ser acessado aqui.

Seguindo o formato que normalmente acaba sendo utilizado para a aplicação destas provas, a inscrição dos interessados não é feita de forma direta, e sim através dos órgãos de administração prisional e socioeducativa. Aquelas instituições que desejam aplicar o exame devem efetuar a adesão, além de indicar as unidades para aplicação das provas e o responsável pedagógico. O prazo para este procedimento correrá entre os dias 30 de setembro e 18 de outubro.

Inep libera edital do Enem para privados de liberdade 2024

“No caso da adesão, o documento deve ser enviado para o e-mail [email protected], com o assunto da mensagem Adesão Enem PPL 2024″, detalhou o instituto. Já as indicações das unidades de aplicação e dos responsáveis pedagógicos devem ser feitas por meio do Sistema PPL.

O Inep ressalta que as provas aplicadas através do PPL possuem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A diferença é que essas provas acabam sendo aplicadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas. As notas também poderão ser aproveitadas nos programas de educação.