Inep libera consulta de notas dos treineiros do Enem 2021
Candidatos participam apenas para treinar, com nota não sendo válida para seleções.
Por Rodrigo Duarte
Foram liberadas nesta semana a consulta das notas dos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 como treineiros pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com as informações que foram confirmadas pelos responsáveis pela prova, as notas foram liberadas no último domingo, dia 10 de abril.
A consulta pode ser feita diretamente através da página do participante.
São considerados como treineiros aqueles estudantes que se inscrevem para fazer o Enem sem concluírem ou estarem concluindo o ensino médio, ou seja, aqueles que estão no 1º ou no 2º ano desta etapa educacional. Normalmente essas notas são divulgadas cerca de 60 dias depois que o resultado final do Enem é confirmado, apenas para consulta, uma vez que essas notas não podem ser utilizadas em qualquer tipo de seleção.
Resumo:
Redações
O Inep também liberou a vista pedagógica da redação do Enem 2021, que são as notas atribuídas em cada uma das cinco competências. O espelho da redação foi liberado na semana passada. As cinco competências que acabam formando a nota final do candidato na redação do Enem são as seguintes:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
De acordo com a metodologia que atualmente é utilizada pelo Inep em relação ao Enem, todas as redações dos candidatos devem ser corrigidas por dois corretores, que devem atribuir uma nota que vai de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências.
Em determinados casos, a redação pode ser avaliada ainda por um terceiro corretor ou ainda por uma banca de especialistas. Isso acontece quando existe uma grande divergência entre as duas primeiras notas.