Foi divulgado nesta terça-feira, dia 26 de maio, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a cartilha que deve nortear os critérios de avaliação dos corretores da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Anteriormente este material era restrito apenas aos que trabalhavam na correção.
A cartilha divulgada é composta por seis manuais de capacitação dos corretores de redação, baseados no mesmo material que foi criado para a correção das provas do ano de 2019. A cartilha conta com cinco manuais para cada uma das competências avaliadas na redação do Enem e um manual que descreve aquelas situações que podem fazer com que a redação seja zerada.
De acordo com o Inep, a intenção de liberar o material pela primeira vez é adicionar mais um recurso de estudo para os estudantes que estão sem aula devido à pandemia de coronavírus (covid-19). “O material permitirá um aprofundamento dos participantes, professores e estudantes em geral”, diz o Inep.
Esses manuais são diferentes das cartilhas divulgadas todos os anos para os participantes do Enem. Os manuais dos corretores são mais detalhistas no que diz respeito ao que define a pontuação em cada uma das competências avaliadas.
As competências seguem sendo as mesmas avaliadas nas edições anteriores:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
Ainda segue o sistema que coloca um terceiro avaliador na redação caso existe uma diferença de mais de 80 pontos em uma competência ou uma diferença de 100 pontos ao todo entre os dois primeiros avaliações.
A cartilha pode ser baixada no site do Enem.