O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um comunicado oficial sobre alguns problemas que inscritos estavam enfrentando na hora de gerar o boleto para pagamento da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio 2018.
De acordo com uma série de depoimentos que estudantes colocaram em redes sociais ao longo do primeiro dia de inscrições no Enem deste ano, muitos não estavam conseguindo gerar o boleto com a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa.
O Inep confirmou que existia um problema no sistema que gera os boletos, mas que ele foi solucionado na segunda-feira. No entanto, até ontem (9), alguns participantes ainda relatavam dificuldade para acessar a GRU.
O Instituto recomendou, para aqueles estudantes que estão tentando se inscrever e que não são isentos, que limpem o cache do navegador de internet que está sendo utilizado para o cadastro, acessar novamente a página do participante e tentar emitir o boleto. Caso o problema persista, os estudantes podem ligar par ao número 0800 616161 para atendimento.
O Inep lembra também que os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio estão isentos do pagamento da taxa, mesmo aqueles que não solicitaram a isenção anteriormente. Neste caso, o boleto não será gerado. Caso apareça a mensagem “Inscrição concluída com sucesso”, ao final do processo, significa que a inscrição foi aceita e o boleto não será gerado.