O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira emitiu um alerta, utilizando seus sites e também suas redes sociais, para que os estudantes tomem cuidado no momento em que estiverem fazendo sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Apesar do prazo ter sido encerrado, os moradores do Rio Grande do Sul ganharam mais alguns dias em função das enchentes.
De acordo com o Inep, já foram identificadas diversas páginas falsas que estão sendo criadas por golpistas. Elas inclusive já foram encontradas em resultados de buscas feitos no Google, quando utilizados os termos “enem 2024”, por exemplo. Dentre os endereços que foram encontrados estavam inep2024-enem-inscricao-vercel-app e enem-inep2024.online.
Os sites simulam um layout muito parecido com o adotado pelo portal oficial do Enem, levando os candidatos a informarem seus dados pessoais. Mas o grande problema é a emissão do boleto para pagamento da taxa de inscrição, com os valores indo parar diretamente na conta dos golpistas.
O Inep lembra que o endereço oficial da página do Enem é https://enem.inep.gov.br/participante/
O prazo de inscrições para o Enem 2024 terminou em todo o Brasil na última sexta-feira, dia 14/06. Mas os moradores do estado do Rio Grande do Sul podem se inscrever até o próximo dia 21 de junho. Além disso, o Ministério da Educação confirmou que todos os estudantes do estado estarão automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição.
A decisão foi tomada em virtude das enchentes que assolaram o estado ao longo do mês de maio, e que ainda causa uma série de problemas para os moradores de centenas de cidades.