Com a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 se aproximando, a organização das provas começa a avançar. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou a lista completa dos profissionais que foram selecionados para trabalhar na aplicação das provas. Os candidatos devem conferir se suas inscrições para compor a RNC foram confirmadas.
Os selecionados devem ser conferidos neste site.
Todos os inscritos que foram chamados devem ainda participar de um curso que será oferecido na modalidade a distância e que é promovido pelo próprio Inep. Ao longo do curso os participantes terão acesso a uma série de conteúdos relacionados aos procedimentos, normas e critérios técnicos da RNC. Os colaboradores serão considerados aptos a atuar como certificadores somente após serem aprovados no curso com, no mínimo, 70% de aproveitamento.
O curso poderá ser feito por smartphone ou tablet, compatível com sistema operacional Google Android, minimamente na versão Android 5.1 (Loliipop) ou em versões superiores ou ainda compatível com sistema operacional Apple iOS, minimamente na versão iOS 10 ou em versões superiores.
Os selecionados irão trabalhar como certificadores, para conferir, nos locais, se todos os procedimentos corretos estão sendo aplicados nos dias de prova do Enem 2022, nos dias 13 e 20 de novembro. Eles deverão registrar as informações da aplicação em sistema eletrônico e comunicar ao Instituto possíveis ocorrências identificadas.]
Os selecionados vão receber R$ 30 por hora trabalhada no caso dos servidores do Poder Executivo Federal. Já os docentes vão receber R$ 360 pela diária de trabalho. O pagamento ocorrerá após a aplicação do Enem 2022, em conta-corrente ou poupança, informada no ato da inscrição.