Foram divulgadas nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a nota que será considerada como valor de corte para aprovação da 1ª etapa no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2.
De acordo com a informação que foi publicada no último dia 6 de julho, os candidatos terão que tirar, no mínimo, 101,173 pontos para serem aprovados e continuarem na 2ª etapa do processo seletivo. A nota representa 67,45% do total de pontos possíveis na prova (150 pontos).
As provas estão marcadas para acontecer no dia 6 de agosto, nas cidades de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
O Inep informa que as provas da primeira etapa serão compostas por itens elaborados em oficina recente realizada pelo Inep, após novo ciclo de capacitação dos elaboradores, caracterizando-se com questões de linguagem mais direta e entendimento simplificado. Por esse motivo, a expectativa é de que o conjunto de itens tenham maior expectativa de acertos do que nas edições anteriores.
O cronograma previsto para o Revalida do 2º semestre deste ano de 2023 é o seguinte:
- Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 25 de julho
- Aplicação: 6 de agosto
- Divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões definitivas): 8 de setembro
- Resultado final da 1ª etapa: 2 de outubro
Resumo:
Quem deve fazer o Revalida?
O Revalida deve ser feito por todos os brasileiros que tenham obtido um diploma de curso de medicina em Universidade no exterior para que ele ganhe a autorização para que possa exercer a medicina no Brasil. O objetivo do Revalida é avaliar as habilidades, competências e conhecimentos necessários para a prática profissional adequada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).