O prazo para solicitação da reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi estendido. De acordo com o comunicado que foi divulgado pelo Inep, agora os interessados em enviar este pedido pode fazer o procedimento até o próximo dia 20 de novembro, às 23h59. O prazo original iria acabar no dia 17 de novembro.
Ainda de acordo com o comunicado que foi emitido pelo Inep, a alteração no prazo foi feita em função do feriado do dia 15 de novembro, referente a Proclamação da República. Para os que concluírem essa solicitação, as provas serão aplicadas entre os dias 12 e 13 de dezembro.
A reaplicação pode ser solicitada nos seguintes casos:
Doenças infectocontagiosas, tais como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19
Problemas logísticos causadas por: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Locais de prova definidos a mais de 30 quilômetros da residência dos candidatos: participantes que tiveram seus locais de prova constados no cartão nessa situação, têm direito a solicitar a reaplicação do exame.
Lembrando que em determinadas cidades onde aconteceram determinadas situações como temporais e afins darão o direito a reaplicação. Mas os candidatos devem fazer a solicitação de forma individual.
A solicitação deve ser feita através deste site.