Inep altera datas do Enem 2023
Confira as alterações que foram feitas no cronograma oficial do exame.
Por Rodrigo Duarte
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta semana uma alteração no cronograma oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A mudança foi publicada na página do Ministério da Educação do Diário Oficial da União de hoje, 15 de março.
A mudança foi feita no prazo de inscrições para as provas. Em um primeiro cronograma, a previsão era de que o sistema que recebe as inscrições para a prova fosse aberto entre os dias 8 e 19 de maio. Agora, a previsão é de que as inscrições aconteçam entre os dias 5 e 16 de junho.
Pelo menos a partir da portaria publicada, essa é a única alteração no cronograma que foi confirmada para a prova do Enem deste ano de 2023, sendo que ainda não é possível confirmar se essa mudança, que joga as inscrições quase um mês adiante, pode acabar alterando as demais etapas das provas.
Por enquanto, o edital completo do Exame ainda não foi publicado. Também ainda não se sabe se o valor da taxa de inscrição para os estudantes que não conseguem a isenção vai continuar sendo o mesmo do ano passado, de R$ 85. O prazo para os pedidos de isenção também ainda não foi confirmado pelo Inep.
A previsão é de que as provas do Enem, na sua edição regular, sejam aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, sendo mantidos o formato das provas em dois domingos consecutivos. A divulgação dos gabaritos oficiais deve ser no dia 24 de novembro. Já o resultado será liberado no dia 16 de janeiro de 2024.