IME divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2023
2ª etapa está prevista para acontecer entre os dias 24 e 27 de outubro.
Por Rodrigo Duarte
O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, a lista com os aprovados na 1ª etapa do processo seletivo Vestibular 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas no cronograma oficial deste processo seletivo, todos os candidatos aprovados deverão fazer a 2ª etapa, prevista para acontecer entre os dias 24 e 27 de outubro.
As provas desta primeira etapa aconteceram no último dia 25 de setembro, sendo que os candidatos tiveram a oportunidade de fazer a prova em diversas cidades do Brasil. De acordo com os números que foram confirmados pela instituição de ensino, mais de 3,8 mil candidatos participaram desta primeira fase.
Os candidatos tiveram que responder a um caderno contendo 15 questões objetivas de Matemática, 15 questões de Física e dez questões de Química.
Já a segunda fase está marcada para acontecer entre os dias 24 e 27 de outubro. Os candidatos aprovados já podem conferir, no site da instituição, o cartão de confirmação completo, incluindo o local onde os candidatos deverão se apresentar para fazer a próxima fase.
As próximas provas serão compostas de provas discursivas de Matemática, Física, Química, Inglês e Português e uma Redação.
Além disso, os candidatos também terão que passar por outras etapas seletivas, incluindo:
- Inspeção de Saúde (IS): os candidatos devem apresentar cartão de vacinação e laudos de exames destacados no Manual do Candidato. Os convocados para esta etapa deverão se apresentar no IME no dia 9 de janeiro de 2023;
- Exame de Aptidão Física (EAF): testará o condicionamento físico dos participantes, deverá acontecer entre 9 e 16 de fevereiro;
- Avaliação Psicológica (Avl Psc): os aprovados são avaliados nos aspectos intectivo e personalógico;
- Procedimento de Heteroidentificação (PH): aplicado para os candidatos autodeclarados negros. Nele, uma comissão utilizará critérios fenotípicos para avaliar a condição declarada pelo candidato.
As matrículas dos aprovados estão previstas para acontecer no dia 10 de fevereiro.