Guerra dos Canudos
Por Redação
, atualizado em
Funding Loan [empréstimos de fundos] (1898) – Realizado no governo de Campos Sales, pelo ministro da Fazenda Joaquim Murtinho. Estabeleceu um acordo da dívida externa com os banqueiros ingleses do grupo Rotschild. A negociação estabelecia:
a) Suspensão do pagamento dos juros por três anos.
b) Novo empréstimo no valor de 10 milhões de libras esterlinas.
c) Treze anos para o Brasil iniciar a amortização.
d) Hipotecas do prédio da alfândega do Rio de Janeiro e da estrada de ferro Central do Brasil como garantia de pagamento.
Convênio de Taubaté (1906)
a) Acordo assinado no governo de Rodrigues Alves (1902-1906). As principais oligarquias reuniram-se em Taubaté (SP) a fim de tomar decisões importantes sobre a produção cafeeira. Participaram desta reunião os representantes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
b) O Governo Federal deveria comprar a produção excedente de café, realizando a estocagem desta produção e se fosse preciso, a queima dos estoques.
c) Objetivo: valorizar o café, evitando a queda nos preços.
Movimentos sociais
Guerra de Canudos (1894 – 1897)
a) Revolta ocorrida no Sertão da Bahia, no governo de Prudente de Morais. Estava ligada às condições econômicas do Nordeste, ao messianismo e ao misticismo religioso como saída para a miséria.
b) Líder: beato Antônio Mendes Maciel, conhecido como Antonio Conselheiro.
c) Movimento marcado pelo messianismo religioso.
d) Objetivo: luta pela terra e pela criação de uma comunidade igualitária.
e) Esta revolta inspirou Euclides da Cunha a produzir a obra Os Sertões.
Cangaço
a) Definição – Bandos armados que buscavam riquezas por meio de assaltos às fazendas, saques a armazéns e a vilas. Esses cangaceiros formavam o que se convencionou chamar de “banditismo social”: forma de luta que extrapolou a República Velha, chegando à Era Vargas, nos anos de 1940.
b) Destaques – Dentre os vários lideres de grupos de cangaço, merecem destaque: Capitão Antonio Silvino, Capitão Virgulino (Lampião) e Corisco.