Estão abertas as inscrições para o programa Nossa Bolsa, mantido e organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), que está vinculado ao Governo do Estado do Espírito Santo. De acordo com as informações que foram divulgadas, para essa edição serão oferecidas 1,7 mil bolsas de estudos, sendo que todas elas são para cursos de graduação.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, através do site do Nossa Bolsa.
Podem participar do processo seletivo os estudantes que estiverem de acordo com os seguintes critérios:
- Residir no Espírito Santo;
- Ter concluído o ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsista integral, no Espírito Santo;
- Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) no Estado do Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES);
- Ter prestado o Enem 2019;
- Ter grupo familiar com renda per capita de até um salário mínimo para a bolsa integral;
- Ter grupo familiar com renda per capita de até três salários mínimos para bolsas parciais de 50%.
- Não ter sido beneficiário do Programa Nossa Bolsa;
- Não ter concluído qualquer curso de graduação;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado.
Do total de vagas que foram anunciadas para este processo seletivo, 347 são destinadas as pessoas que se autodeclaram negras e outras 347 vagas são destinadas para os moradores dos bairros que integram o programa Estado Presente.
O processo seletivo será realizado somente mediante a análise da nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2019. A lista com os aprovados está prevista para ser publicada no dia 6 de fevereiro, com a 2ª chamada prevista para o dia 14 do mesmo mês.