Governo decide adiar provas do Enem dos Concursos
Decisão foi tomada em função da catástrofe climática que atingiu o estado do Rio Grande do Sul.
Por Rodrigo Duarte
O governo federal, através do ministério da Gestão, anunciou nesta sexta-feira, dia 03, o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado como “Enem dos Concursos”. As provas, que seriam aplicadas no próximo domingo, dia 05, foram canceladas em virtude das fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias.
A ministra da pasta, Esther Dweck, afirmou que seira impossível a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) no Rio Grande do Sul.
“A conclusão que a gente teve hoje é que seria impossível analisar a prova no Rio Grande do Sul. Seja pelo local de prova de dados, seja pelo posto de segurança na educação das provas, seja pelo risco de vida das pessoas que estariam envolvidas nesse processo”, disse a ministra.
A ministra explicou ainda que o governo ainda não vai anunciar uma nova data para a prova, o que deve acontecer ao longo das próximas semanas. “Nesse momento, toda questão logística envolvida com a prova não nos permite, hoje, divulgar uma nova data com segurança”, completou a ministra.
A decisão foi revertida nas últimas horas, pois na quinta-feira, dia 02, o Ministério da Gestão chegou a afirmar que as provas seriam mantidas, inclusive no estado do Rio Grande do Sul.
As proas do CNU aconteceriam em 228 cidades, com os inscritos espalhados por 3.665 locais. De acordo com os dados que foram divulgados, foram abertas 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.