Os estudantes que pretendem concorrer às vagas que serão abertas no curso de Medicina da Universidade de São Paulo terão algumas mudanças para o próximo processo seletivo, previsto para preencher as vagas que serão abertas no ano de 2025. Através da mesma seleção será possível concorrer nas três unidades.
Segundo as mudanças que foram anunciadas pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e confirmadas pela assessoria da Fuvest, a Fundação universitária para o Vestibular (Fuvest) dotará o sistema em que o candidato opta pelas unidades por ordem de preferência e concorre na carreira de Medicina nesses três campus.
O mesmo tipo de seleção desta forma também já acontece com outros cursos, como é o caso de Odontologia.
Os candidatos poderão concorrer às vagas nas cidades de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. O curso é geralmente o que possui a nota de corte mais alta da primeira fase e o mais concorrido da seleção.
Uma outra mudança que também foi anunciada para este processo seletivo é de que as provas de conhecimentos específicos da segunda fase da Fuvest terão as mesmas disciplinas para a carreira de Medicina. Antes, cada faculdade definia quais as disciplinas que integravam a avaliação.
Com a mudança, as disciplinas de Biologia, Física, Geografia e Química serão fixadas como as matérias específicas da segunda fase para Medicina.
Por enquanto, a Fuvest ainda não divulgou as datas previstas para a realização do Vestibular 2025. As provas ainda vão continuar acontecendo em duas fases. Na primeira, os participantes respondem a 90 questões objetivas. O conteúdo aborda as disciplinas comuns do ensino médio. Para ser selecionado para a segunda fase, é necessário acertar 30% da prova, o que representa 27 questões.
Já a segunda fase será composta por dois dias de prova, sendo que no primeiro os candidatos terão que responder a 10 questões abertas de Língua Portuguesa e fazer uma prova de redação. Já no segundo dia os candidatos terão que responder a 12 questões abertas, sendo duas a quatro disciplinas específicas para o curso.