Estudantes poderão anexar foto após inscrição no Enem 2020
Prazo para cadastro foi prorrogado até o dia 27 de maio.
Por Rodrigo Duarte
O Inep divulgou mais uma mudança na forma de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano de 2020. Primeiramente, os candidatos teriam que obrigatoriamente enviar uma foto selfie no momento da inscrição. Agora, os candidatos poderão anexar a foto posteriormente, já que houve uma série de relatos de pessoas afirmando que não estavam conseguindo fazer este procedimento.
De acordo com o comunicado enviado pelo Inep, uma alteração no sistema do Enem foi realizada na última sexta-feira (22), o que ocasionou a ausência temporária de algumas fotos de participantes. No entanto, as imagens retornaram para a página e todos os arquivos cadastrados estão no banco de dados do exame.
Os candidatos devem seguir algumas orientações no momento do envio da foto, uma vez que este instrumento poderá ser utilizado no sistema de identificação no momento da realização da prova. A foto deve ser atual e ser tirada em um local com uma boa iluminação. Além disso, os candidatos não podem estar utilizando óculos e artigos de chapelaria, como chapéu, gorro ou boné.
Além disso, no momento do envio os candidatos devem se certificar que a foto não possui tamanho superior a 2 MB, caso contrário não será possível o upload. Além disso, serão aceitos somente arquivos no formato JPG ou PNG.
Lembrando que na semana passada o Inep e o Ministério da Educação confirmaram o adiamento das inscrições para a o Enem deste ano. Agora, o prazo máximo será às 23h59min da próxima quarta-feira, dia 27 de maio. Além disso, as datas das provas também foram adiadas, mas ainda não foram definidas as novas datas.