Enem libera resultado de isenção e justificativa
Participantes ainda podem apresentar recursos.
Por Rodrigo Duarte
O Inep anunciou esta semana a liberação dos resultados para quem se inscreveu com o pedido de isenção de pagamento de taxa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Além disso, os candidatos que tiveram que enviar justificativa de não comparecimento nas provas da edição passada também já podem conferir a resposta.
Aqueles candidatos que não concordarem com a resposta do Inep para ambas as questões ainda contam com um período no qual eles podem entrar com um recurso. Esse pedido pode ser feito entre os dias 14 e 18 de junho, com as respostas agendadas para saírem no dia 25 do mesmo mês.
Todas as informações estão disponíveis no Portal do Candidato.
A isenção podia ser pedida por estudantes de escolas públicas matriculados em 2021, e os que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. Inscritos no CadÚnico do Governo Federal também podem pedir o benefício.
Já a justificativa deveria ser enviada pelos estudantes que foram beneficiados com a isenção do pagamento da taxa na edição passada do Enem e que não compareceram no dia das provas. A justificativa é necessária apenas para quem gostaria de solicitar novamente o benefício da isenção. Dentre as justificativas aceitas para a ausência estão comprovação de assalto, acidente de trânsito, casamento, morte na família, maternidade ou paternidade, privação de liberdade, internação ou repouso médico entre outros.
Resumo:
Calendário Enem 2021
Confira algumas das principais datas do calendário do Enem 2021:
- Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
- Fim do prazo de pagamento: 19 de julho
- Atendimento especializado: 30 a 14 de julho
- Resultado do atendimento especializado: 27 de julho
- Nome social: 19 a 23 de julho
- Resultado do nome social: 30 de julho
- Provas: 21 e 28 de novembro