Começou nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o prazo para que os estudantes interessados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitem a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Também já estão sendo recebidas as justificativas de ausência no exame aplicado no ano passado.
Os procedimentos devem ser feitos pela Página do Participante do Enem.
A isenção da inscrição na prova será concedida para os candidatos que atendam aos seguintes critérios:
- Esteja cursando o último ano do ensino médio em 2024 (em qualquer modalidade de ensino) na rede pública;
- Ter feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede particular; e, possuir renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
- Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O governo ainda não confirmou qual será o valor da taxa de inscrição para o Enem deste ano, mas se não houver nenhuma alteração, com base no que foi cobrado no ano passado, a taxa será de R$ 85.
O prazo da solicitação termina no dia 26/04. O resultado preliminar das solicitações de isenção deve sair no dia 13 de maio. A partir deste dia, até 17 do mesmo mês, estudantes que receberam respostas negativas podem entrar com recurso. E o resultado final deve ser publicado no dia 24/05.
Resumo:
Justificativas
No mesmo período, os estudantes que solicitaram isenção para o Enem 2023 e que não compareceram a qualquer um dos dias das provas deverá enviar uma justificativa para ausência. Somente desta forma eles poderão solicitar uma nova isenção para a prova deste ano.
No site os candidatos podem encontrar a lista de documentos aceitos como justificativa.