O Ministério da Educação divulgou nesta semana a quantidade total de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2021 e revelou que esta edição terá a menor quantidade de inscritos desde a reformulação das provas, que aconteceu no ano de 2019. De acordo com os dados que foram revelados, a quantidade de inscritos é de 4.004.764. A informação foi confirmada na manhã deste dia 15 de julho.
A quantidade de um pouco mais de 4 milhões de pessoas inscritas são compostas tanto pelos alunos que conseguiram isenção quanto pelos estudantes que ainda precisam realizar o pagamento da taxa de inscrição. Por isso, este número ainda tende a diminuir, pois uma boa quantidade dessas pessoas que se inscrevem na modalidade paga acabam não confirmando o repasse do valor.
Comparando com os números de inscritos do ano passado, a queda de inscritos foi de 35%. O Enem 2020 teve um pouco mais de 6,1 milhões de inscrições totais, número que acabou caindo para 5,7 milhão depois da confirmação dos pagamentos da taxa. Foram 3.903.664 inscritos para as provas impressas e 101.100 para o Enem digital, ou seja, a versão do exame virtual teve todas as suas vagas preenchidas.
O Enem de 2021 também acabou ficando abaixo dos 4,5 milhões de inscritos registrados na edição do ano de 2009, que até o momento era considerada a edição como a edição com menos inscritos desde o processo de reformulação das provas. O Enem 2009 foi um marco para o exame, trata-se da edição que passou a ser utilizada para ingresso em cursos superiores e, consequentemente, fez com que a prova chegasse a ser a segunda maior (em número de participantes) do mundo.
A edição de 2021 do Enem está confirmada para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro. As provas digitais e as impressas serão realizadas no mesmo dia, diferentemente do que aconteceu na edição de 2020, no qual as provas aconteceram em datas diferentes.